sábado, 29 de dezembro de 2012

UNEGRO e AMONAM criam Grupo Afro Abi Omim


A União de Negros Pela Igualdade - UNEGRO e Associação do Movimento Orgulho Negro do Amazonas - AMONAM criam o "Grupo de Dança Afro Contemporânea Abi Omim". A ideia surgiu de Cristiane Floriza, Diretora da Unegro, filha de Navê e membro da FUCABEAM (Federação dos Cultos Afro Brasileiros do Estado do Amazonas). 

Apresentação na Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Com a realização do Festival Tóy Badé em 2010 na cidade de Manaus, da participação em eventos comemorativos, aberturas de seminários, algumas apresentações em escolas e na convivência com os alunos(as) de escolas públicas, percebemos  como esses jovens precisam reforçar sua auto-estima, valorizar sua raça, aceitar e a respeitar as diferenças religiosas e culturais. Desta experiência, surgiu o interesse de investigar como a dança afro-brasileira aplicada às apresentações nas escolas , em seminários, oficinas, cursos, festivais e outros eventos culturais pode contribuir para a construção destes valores. A partir deste sentido, surge o Grupo de Dança Afro Contemporânea Abi Omim, resgatando e valorizando a identidade Afro brasileira no estado do Amazonas.
O Grupo Abi Omim, vem trazer por meio de danças um pouco da história dos Orixás e Voduns, mostrando para a sociedade a riqueza do culto Afro no Brasil. Para além das apresentações, o Projeto visa trabalhar nas escolas e Universidades, a cultura e a importância da corporeidade para a formação do povo brasileiro e a construção da identidade. 
Os agradecimentos pelo belo início de trabalho em especial a Cristiane Floriza coordenadora do Projeto, Caroline Hermes Coreografa oficial do Grupo, Jéssica Hermes que apesar de morar no México contribuiu bastante com suas pesquisas e criação de material visual, Jorge Felipe Junior -Percussão, Mary Araujo -Vocal, Luiz Fernando -Cabaças, aos jovens dançarinos e dançarinas que se doaram de corpo e alma para esta realização -André Paiva, Edson Leite, Jacyene Marulanda, Nicole Beltrão e Thais Pinheiro. Estendendo os nossos agradecimentos a direção estadual da UNEGRO e AMONAM
"Nós afro brasileiros só queremos o respeito e reconhecimento de nossos valores como filhos de uma grande raça, que há milhares de anos se fez presente em toda a construção de nossa civilização terrena,  agradecemos aos nossos ancestrais e nossa mãe africa por tal resistência" Cristiane Floriza . 

Tendo algumas parcerias já firmadas e com bastante agenda para o ano de 2013, Abi Omim termina o ano com saldo positivo.


Xirê Dança Afro Abi Omim

Apresentação na Universidade Federal do Amazonas - UFAM
 
 Axé!

De Manaus,
Maick Soares
maick_soares@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário